Anvisa nega importação da Sputnik V
- cacamazon11
- 27 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na noite da segunda-feira (26), negou a importação da vacina Sputnik V, imunizante russo desenvolvido pelo Instituto Gamaleya contra a Covid-19.
Por 5 votos a 0, foi rejeitada a importação da vacina. Todos os diretores seguiram o voto do relator, o diretor Alex Campos Machado, e das áreas técnicas da agência. Alex Campos Machado apontou a "falta de documentação" e os possíveis riscos do imunizante à saúde.
A apresentação que norteou os votos foi feita por Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos. Mendes afirmou que um dos "pontos críticos e cruciais" é, mais uma vez, o risco à segurança em razão dos ditos "adenovírus replicantes". Segundo ele, esses adenovírus foram encontrados em todos os lotes da Sputnik V vistoriados.
"Isso significa que o vírus que deve ser utilizado apenas para carrear material genético do coronavírus para as células humanas e assim promover a resposta imune, ele mesmo se replica. Esse procedimento está em desacordo com o desenvolvimento de qualquer vacina de vetor viral", explica Mendes.
(Foto: Divulgação)
Comments