top of page

28 de Maio Dia do Hambúrguer: Conheça a história dessa delícia


Hoje, dia 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer


Apesar de ser uma das refeições mais democráticas e adoradas em todo o mundo, o hambúrguer é daquelas comidas que não se sabe a precisão de sua origem. A história mais conhecida é que ele surgiu na Alemanha, na região de Hamburgo – por isso o nome – por volta do século XVII, e na época, era um simples bolinho de carne moída temperada e frita. Gostoso, fácil de comer e barato, esses bolinhos ficaram famosos muito rapidamente.


Quase 200 anos depois, quando os primeiros imigrantes alemães chegaram aos Estados Unidos, a receita veio junto na bagagem e logo fez sucesso. Foi lá que surgiu a ideia de colocar a carne em meio a duas fatias de pão, e em seguida, de combinar com outros ingredientes, como queijo, alface, tomate e cebola.


Na época, a produção industrial estava a todo vapor, e por isso, os trabalhadores precisavam de refeições rápidas e nutritivas, e o hambúrguer era a solução perfeita. Todos esses fatores popularizaram ainda mais a ideia, e em 1921 foi fundada a primeira rede de hambúrgueres fast-food dos Estados Unidos, a White Castle. Em menos de 10 anos, a ideia já era tão popular que vários outros restaurantes do mesmo segmento surgiram. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o hambúrguer ganhou a graça do mundo e nunca mais perdeu seu posto.


No Brasil, a popularização da gostosa receita de hambúrguer aconteceu no início da década de 50 pelas mãos de Robert Falkenburg, um tenista americano cansado da rotina exigente de seu esporte (e apaixonado por uma brasileira). Após participar de um campeonato em terras tupiniquins tentou procurar um bom milk shake, mas falhou em encontrar a bebida. Com sua frustração, teve a ideia de criar uma loja para comercializar sorvetes e, mais tarde, lanches como hot dogs e hambúrgueres. Assim surgia a primeira lanchonete Bob’s.


Em Pinhal também é grande o mercado de Hambúrguer com lanchonetes, trailers e com gotosos lanches e as famosas maioneses caseiras.








(Foto: Divulgação)

 

Comments


bottom of page